terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Câmara das Lajes recomenda cuidados no consumo de água da rede pública

Município de Lajes das Flores faz algumas recomendações à população sobre qualidade da água para consumo humano no concelho mais ocidental.




Relativamente à água distribuída na rede pública no concelho das Lajes, actualmente ainda não é aplicado tratamento de desinfecção. Assim, a Câmara Municipal efectua duas recomendações: a água neste estado não deve ser utilizada para ingestão, podendo ser utilizada para todos os outros fins domésticos (por exemplo: limpeza ou rega); a água utilizada para ingestão, bem como para lavagem de fruta e legumes deve ser desinfetada.

Recomendam-se (de acordo com circular informativa da Direção Regional da Saúde) duas alternativas de desinfeção da água: por fervura ou utilizando lixívia.

Na desinfeção por fervura deve ferver-se a água pelo menos durante 10 minutos, deixando arrefecer e colocando a água em garrafas ou garrafões. Na desinfeção com lixívia deve ser utilizada lixívia branca (ou seja, a lixívia tradicional, sem corantes nem detergentes) na proporção de duas gotas de líxivia por cada litro de água, deixando repousar cerca de 30 minutos antes de consumir ou guardar em garrafas ou garrafões.

O Município de Lajes das Flores relembra que o consumo de água não tratada pode, por vezes, provocar problemas gastrointestinais, como mau estar no estômago e diarreias.

A água de consumo é analisada regularmente e em breve será iniciado o seu tratamento, contudo a Câmara Municipal apela à prevenção do consumidor.


Fonte:Fórum Ilha das Flores



Sem comentários:

Enviar um comentário